Preparando-se para Interpretar a Realidade

1º) Estamos preparados para interpretar a realidade que vai além da realidade natural?

2º) Por que a igreja recorre à autoridade das Escrituras por meio do auxílio do Espírito para interpretar a realidade?

TEXTO:

“Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.” Daniel 2:20–23 ARA

CONTEXTO:

Para entender essa oração de louvor de Daniel é preciso entender o contexto.

O Contexto Remoto nos mostra a necessidade de Daniel e seus companheiros se manterem fiéis a vontade de Deus e de se prepararem para o que Deus quer realizar por meio deles.

Como expressão de sua dependência total ao único Deus verdadeiro, Daniel e seus companheiros não se contaminaram com a sociedade idolatra e perdida da Babilônia, da qual eles foram obrigados a viver.

EXPOSIÇÃO:

V. 21b: Deus “dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.”

Para Daniel enxergar a realidade sobrenatural exigiu preparo, renúncia, obediência e total dependência de Deus. Talvez, se ele não tivesse se preparado, Deus revelaria o sonho de Nabucodonosor, mas ele não teria a capacidade para interpretar.

Precisamos cultivar as disciplinas espirituais diariamente como forma de nos preparar para fazer a vontade de Deus. Por meio do alimento espiritual, como a meditação na Palavra, jejum e oração, vamos fortalecendo a nossa fé.

V. 22: “conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.”

Daniel orou pedindo entendimento para interpretar e conseguiu saber qual o sonho de Rei Nabucodonosor (que estava “em trevas”).

Daniel recebeu a revelação, porque com Deus “mora a luz” da revelação da Palavra.

Daniel, além de receber a revelação, foi capaz de intrepretá-la, porque Deus o preparou para a interpretação. Ou seja, não se trata só de um dom de Daniel, mas de uma preparação contida que começou no Cap. 1 de Daniel.

A visão da realidade natural é incompleta sem a visão da realidade sobrenatural ou seja: A verdadeira visão da realidade deve ser integral: tanto a natural, com ao que acontece “sobre” (acima) do natural que é o sobrenatural.

V. 23a “me deste sabedoria e poder”

É impossível interpretar a revelação da Palavra de Deus sem Deus nos dar a sabedoria e poder da revelação da Palavra por auxilio do Espírito Santo.

Vivemos numa Babilônia espiritual, num mundo caído e distante de Deus.

As pessoas estão aflitas e muitas recorrerão a nós como profetas de Deus. O profeta é boca de Deus, porque ele tem a revelação da Palavra de Deus para o homem e sabe interpretar a revelação, de forma que impacte a realidade das pessoas que nos procuram.

V. 23b “me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.”

Todos os textos bíblicos que falam sobre nossa ansiedade expressão um desejo pecaminoso de autocontrole e de independência de Deus. A gente quer interpretar a nossa realidade por nossa própria sabedoria e por meio da oração.

Quanto mais praticamos as disciplinas espirituais e nos sujeitamos ao controle do Espírito e à dependência total à Deus, mais nos esvaziamos de nós e mais poderemos interpretar as realidades ao nosso redor e à todos que nos perguntarem sobre suas realidades.

CONCLUSÃO:

A interpretação bíblica não pode ser um mero exercício intelectual, mas um trabalho árduo de disciplina nos estudos, conjuntamente com o estudo da Palavra e na dependência e orientação do Espírito Santo.

APLICAÇÕES:

1. Prepare-se para interpretar a Palavra, porque somos enviados por Cristo à fazer discípulos em realidades mundanas impossíveis de serem interpretadas com o mero conhecimento humano e empírico.

2. Tenha uma vida de oração, santa: separada desse mundo pecaminoso, para que o mesmo Espírito Santo que capacitou e preparou Daniel e seus companheiros, te capacite e te prepare para cumprir sua missão como discípulo de Cristo.

3. Interprete por meio da oração e da revelação da Palavra, a realidade espiritual de todos aqueles que estão sofrendo e que nos pedem ajuda.

--

--

--

um pecador redimido em missão doxológica. https://linktr.ee/wporfirio

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Wesley Porfírio Nobre

Wesley Porfírio Nobre

um pecador redimido em missão doxológica. https://linktr.ee/wporfirio

More from Medium

Struggles with being a different ethnicity/race

5 Killer Quora Answers on Pesach Vacation

School struggles to meet American standards

Exclusive Interview — Costume Designer Natalie Bronfman on See season 2 and Gotham Knights