Preparando-se para Interpretar a Realidade

1º) Estamos preparados para interpretar a realidade que vai além da realidade natural?
2º) Por que a igreja recorre à autoridade das Escrituras por meio do auxílio do Espírito para interpretar a realidade?
TEXTO:
“Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.” Daniel 2:20–23 ARA
CONTEXTO:
Para entender essa oração de louvor de Daniel é preciso entender o contexto.
O Contexto Remoto nos mostra a necessidade de Daniel e seus companheiros se manterem fiéis a vontade de Deus e de se prepararem para o que Deus quer realizar por meio deles.
Como expressão de sua dependência total ao único Deus verdadeiro, Daniel e seus companheiros não se contaminaram com a sociedade idolatra e perdida da Babilônia, da qual eles foram obrigados a viver.
EXPOSIÇÃO:
V. 21b: Deus “dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.”
Para Daniel enxergar a realidade sobrenatural exigiu preparo, renúncia, obediência e total dependência de Deus. Talvez, se ele não tivesse se preparado, Deus revelaria o sonho de Nabucodonosor, mas ele não teria a capacidade para interpretar.
Precisamos cultivar as disciplinas espirituais diariamente como forma de nos preparar para fazer a vontade de Deus. Por meio do alimento espiritual, como a meditação na Palavra, jejum e oração, vamos fortalecendo a nossa fé.
V. 22: “conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.”
Daniel orou pedindo entendimento para interpretar e conseguiu saber qual o sonho de Rei Nabucodonosor (que estava “em trevas”).
Daniel recebeu a revelação, porque com Deus “mora a luz” da revelação da Palavra.
Daniel, além de receber a revelação, foi capaz de intrepretá-la, porque Deus o preparou para a interpretação. Ou seja, não se trata só de um dom de Daniel, mas de uma preparação contida que começou no Cap. 1 de Daniel.
A visão da realidade natural é incompleta sem a visão da realidade sobrenatural ou seja: A verdadeira visão da realidade deve ser integral: tanto a natural, com ao que acontece “sobre” (acima) do natural que é o sobrenatural.
V. 23a “me deste sabedoria e poder”
É impossível interpretar a revelação da Palavra de Deus sem Deus nos dar a sabedoria e poder da revelação da Palavra por auxilio do Espírito Santo.
Vivemos numa Babilônia espiritual, num mundo caído e distante de Deus.
As pessoas estão aflitas e muitas recorrerão a nós como profetas de Deus. O profeta é boca de Deus, porque ele tem a revelação da Palavra de Deus para o homem e sabe interpretar a revelação, de forma que impacte a realidade das pessoas que nos procuram.
V. 23b “me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.”
Todos os textos bíblicos que falam sobre nossa ansiedade expressão um desejo pecaminoso de autocontrole e de independência de Deus. A gente quer interpretar a nossa realidade por nossa própria sabedoria e por meio da oração.
Quanto mais praticamos as disciplinas espirituais e nos sujeitamos ao controle do Espírito e à dependência total à Deus, mais nos esvaziamos de nós e mais poderemos interpretar as realidades ao nosso redor e à todos que nos perguntarem sobre suas realidades.
CONCLUSÃO:
A interpretação bíblica não pode ser um mero exercício intelectual, mas um trabalho árduo de disciplina nos estudos, conjuntamente com o estudo da Palavra e na dependência e orientação do Espírito Santo.
APLICAÇÕES:
1. Prepare-se para interpretar a Palavra, porque somos enviados por Cristo à fazer discípulos em realidades mundanas impossíveis de serem interpretadas com o mero conhecimento humano e empírico.
2. Tenha uma vida de oração, santa: separada desse mundo pecaminoso, para que o mesmo Espírito Santo que capacitou e preparou Daniel e seus companheiros, te capacite e te prepare para cumprir sua missão como discípulo de Cristo.
3. Interprete por meio da oração e da revelação da Palavra, a realidade espiritual de todos aqueles que estão sofrendo e que nos pedem ajuda.